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Confiança do consumidor recua 10%

A confiança do consumidor brasileiro despencou em outubro 10% ante setembro e 10,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, revelou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice foi afetado pelos temores dos efeitos da crise financeira mundial no país. A queda é a mais aguda da série histórica iniciada em 2005. O patamar em outubro foi também o mais baixo desde junho de 2006 e o quarto menor de toda a série. Segundo a FGV, 30,6% dos entrevistados vêem uma piora da situação econômica do país. - O índice de confiança despencou em um mês em que ele normalmente aumenta em razão do Natal. O consumidor foi abalado pela crise que vem de fora e já percebe que ela pode afetar a economia real - disse o economista da FGV Aloisio Campelo. O pessimismo também chegou aos executivos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade divulgou ontem a Sondagem Industrial realizada com 1.443 empresas de todo o país, entre os dias 30 de setembro e 20 de outubro, e constatou que agora eles esperam queda das exportações e a interrupção da previsão de expansão futura do emprego, positiva há sete trimestres. A previsão de emprego e a de exportações ficaram negativas, ambas abaixo dos 50 pontos. O indicador de emprego recuou de 54 pontos no segundo trimestre para 49,8 pontos. O índice de exportações ficou em 48,4 pontos.

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