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Na empresa moderna é vital saber se comunicar

A boa comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento e, nas relações profissionais não poderia ser diferente. Por isso, segundo os especialistas, na era da informação, para o sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar

Autor: Milton PaesFonte: Fenacon

 A boa comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento e, nas relações profissionais não poderia ser diferente. Por isso, segundo os especialistas, na era da informação, para o sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar.

De acordo com o professor e especialista em comunicação e oratória da IBE-FGV, Leandro Garcia, saber se comunicar está longe de significar falar muito ou discursar em público.

No ambiente de trabalho, a prática significa transmitir uma ideia de forma clara e objetiva, ou seja, prolixidade, complexidade e tempo em excesso não são vistos com bons olhos. "Longe de ser apenas um dom nato, a qualidade pode ser aprimorada com treinamento e qualificação. É comum encontrar alguém que era tímido e hoje se dá muito bem em apresentações e até lidera equipes. Esses profissionais estão se destacando no mercado porque reconheceram a necessidade e desenvolveram a competência", explica.

Segundo o professor, a situação é tão complicada que as empresas têm investido cada vez mais em cursos de preparação, técnicas de apresentação, oratória e até mesmo teatro para desenvolver as habilidades nos profissionais. "Comunicar-se bem é um dom raro, mas a necessidade existe em todos os ambientes. Não adianta ter uma boa ideia ou um ótimo produto se você não souber falar sobre ele", diz.
Leandro Garcia disse ainda que existe um ponto que as empresas estão trabalhando que é a própria questão da avaliação 360º, que é uma comunicação interpessoal. "Como a pessoa lida com os colegas, como ela se comporta com outros departamentos. Um dos fatores que nos últimos anos tem mudado é a função generalista. Por mais que muitas pessoas ocupem um determinado cargo, hoje esse cargo é acumulativo, exerce diversas funções, fazendo-se necessário a comunicação e a boa comunicação entre os departamentos e entre as áreas. Isso se faz não só na hora da reunião, mas muito antes, que é o relacionamento interpessoal, a postura da pessoa. Isso também garante o sucesso em uma negociação", destaca.

Discursos e apresentações em frente ao espelho são bem-vindos, mas, segundo o especialista, a melhor técnica é a prática. "Se a pessoa percebe a dificuldade, deve enfrenta-la. Não será fácil, mas só ficará livre desse medo se encará-lo. De início, um exercício importante é colocar uma câmera e gravar a apresentação. Após isso, veja o vídeo e pontue o que precisa ser feito para melhorar. Treine incessantemente e a evolução será gradativa", orienta.

De acordo com o professor Leandro Garcia, hoje há uma preocupação muito grande - e muitas empresas vêm trabalhando, já que está na moda - com o coaching, a questão do líder. "Sabemos que pouquíssimas pessoas têm essa liderança nata ou desenvolvida, pelo fato de que, às vezes, não se tem introjetado o conceito de liderança, algo que a gente não impõe. Acabamos conduzindo as outras pessoas através dos atos, na maneira de agir com os colegas, enfim, teoricamente a pessoa é eleita um líder. E essa busca das empresas em ter, cada vez mais, profissionais com perfil de liderança acabou por desenvolver um mercado muito grande, que é o de empresas de treinamento e de consultoria, que trabalham a questão do coaching", explica.

Para a especialista na área de Recursos Humanos e diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo, Viviane Gonzalez, em um mercado dinâmico, competitivo e voraz, o profissional que sabe se comunicar é muito mais valioso. "A boa comunicação já nem é pré-requisito básico, mas uma competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira", diz. Segundo ela, a maioria dos problemas corporativos vem de falhas na comunicação. 

Fonte: http://www.4mail.com.br/Artigo/Display/027901000000000

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