Notícias Empresariais

Abandonar o perfeccionismo ajuda a perder o medo de falar em público

Querer que tudo saia da melhor forma possível pode ser um dos motivos pelos quais você não gosta de apresentar seminários.

 Apresentar uma palestra na frente de uma audiência. Se ler essa frase já lhe causa arrepios, você provavelmente tem o mesmo medo que diversos outros estudantes. Sentir-se ansioso ao falar em público é algo extremamente comum, mas que pode afetar o seu desempenho acadêmico. A boa notícia é que você pode superar esse medo aoabandonar o perfeccionismo.

Sim, você leu corretamente: não ser perfeccionista ajuda você a se sentir mais confiante na hora de apresentar uma palestra ou seminário. O motivo para isso é que abraçar a possibilidade de erros tira toda a pressão que existe em você para que a situação aconteça sem nenhum tipo de imprevisto. É importante lembrar que todos nós erramos e nem mesmo o melhor palestrante vai deixar de sentir-se nervoso e até mesmo gaguejar durante uma apresentação.

 

Outra forma de superar esse medo é praticar a sua respiração. Vale a pena reler o texto em voz alta algumas vezes, preparando pausas para que você possa desacelerar o seu pensamento e até mesmo os seus batimentos cardíacos. Dessa forma, você vai se sentir mais relaxado e a sua apresentação será muito mais espontânea.

 

Além disso, também vale pensar em quem é a sua audiência. Se você estiver apresentando um seminário na frente da classe, lembre-se que são os seus colegas assistindo e que pode até existir um espaço para piadas e comentários divertidos. Torne a sua apresentação o mais dinâmica possível.

 

Compartilhar

× Como posso te ajudar?