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Marketing como forma de atrair consumidores e vender mais

Na época mais quente do ano algumas estratégias se tornam fundamentais para não perder o cliente para a concorrência

Na época mais quente do ano, o movimento do comércio fica aquecido e os empresários buscam ainda mais estratégias de marketing para atrair consumidores. Liquidação, promoção, parcelamento, novas linhas, enfim, para eles, vale de tudo para trazer o cliente até o estabelecimento e executar a compra. Mas é preciso tomar cuidado para não colocar os pés pelas mãos. Beth Penteado, consultora de negócios e autora do livro "Afeto com o Marketing" afirma que antes de qualquer ação, é necessário realizar uma pesquisa de mercado. "Qualquer tamanho de negócio não pode prescindir de uma pesquisa. Um dos maiores erros é responder pelo cliente, colocando apenas o ponto de vista do lojista e correndo o risco de cometer erros de estratégia. Por isso, a melhor forma para realizar estudos é perguntar diretamente para o cliente", acrescenta.

 Para se diferenciar dos concorrentes nesta época é necessário agir como cliente em outros estabelecimentos. De acordo com Beth, é interessante visitar a concorrência e ver aquilo que ele está fazendo bem ou mal, ou mesmo o que ele deixou de executar em termos de serviços e atendimento. "A partir daí, busque fatores que possam ser diferenciais no seu negócio. A verdade é que muitas vezes este algo a mais é simples e óbvio", avalia a especialista, acrescentando que, às vezes, não adianta investir em uma ação muito inusitada, a ponto do mercado não absorvê-la bem. "O grande diferencial é um serviço prestado de forma eficiente", completa.

 Segundo a consultora, para criar estratégias com o objetivo de atrair novos clientes é fundamental saber quem é ele e claro, planejamento. "Você só consegue atingir um novo cliente, se você determinar quem ele é. A partir daí poderá desenvolver sua estratégia. O ideal é que os lojistas tenham um calendário de ações para o ano todo, contemplando as datas comemorativas e ações estratégicas que possam ser feitas no período em que a demanda diminui. Não é possível realizar ações positivas de última hora.", afirma Beth.

 Com o clima tão quente nos últimos meses, é normal as pessoas optarem pelos locais que ofereçam um conforto climático, como shoppings, salões de beleza, entre outros pontos comerciais. "Principalmente nessa época do ano, isso se torna um diferencial. Assim como muitas pessoas buscam por estabelecimentos que ofereçam estacionamento próprio, proporcionar um conforto para que as pessoas se sintam bem pode se torna um fator decisório no momento da escolha", comenta a consultora.

 Para muitos lojistas, principalmente aqueles que oferecem um produto sazonal, essa é a época de maior lucratividade, com isso, devem estar mais atentos e tomar alguns cuidados. Segundo Beth, é essencial um planejamento durante todo o ano. "O lojista não pode ser pego de surpresa e não atingir o lucro desejado. É imprescindível ter uma equipe bem treinada, uma divulgação bem feita e um estoque que atenda a demanda", afirma.

 Para Beth, muitos lojistas pecam em estratégias de marketing por medo do óbvio, ou do simples. Sendo que, na maioria das vezes, o excesso de criatividade é o que atrapalha. "Com medo de ser comum, acabam se tornando inadequados. A estratégia não pode ser tão criativa a ponto de não passar a mensagem desejada. O cliente precisa entender o produto".

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