Conheça 7 produtos de empresas brasileiras para combater a Covid-19
Roupas, antisséptico bucal e gel para pets estão entre os itens disponíveis no mercado
Ao longo de todos esses dez meses em meio à pandemia do novo coronavírus, projetos desenvolvidos pela indústria brasileira têm trazido aliados importantes no combate cotidiano à doença.
Apesar de seguros à saúde e ao meio ambiente, porém, é importante ressaltar que esses produtos não substituem as orientações sanitárias e de higiene indicadas pelos órgãos competentes no combate à Covid-19.
Confira abaixo alguns desses itens disponíveis no mercado:
Película antiviral
O Microbioffilm é uma película transparente, aplicável em qualquer superfície (balcões, armários, mesas, cadeiras, maçanetas e corrimões), que inativa micro-organismos, pois conta com aditivos em forma de nanopartículas e capacidade antiviral, auxiliando na redução da proliferação do novo coronavírus. Sua empresa recomenda substituição do material em até 6 meses e, caso seja danificado, a troca deve ser imediata. Quanto à limpeza da película, deve ser feita com uma flanela, água e sabão neutro.
Roupas antivirais
Quem também entrou na luta contra a Covid-19 foi o mercado têxtil, com roupas e máscaras com tecnologia antiviral que atestam 99,9% de inatividade do vírus em 1 minuto de contato. O tecido conta com acabamento tecnológico que promove a ruptura da membrana e inibe o crescimento e a persistência do vírus na malha, além de bloquear sua ligação às células hospedeiras, impedindo que esse micro-organismo libere seu material genético no interior do tecido e reduzindo a sua capacidade infecciosa. A tecnologia antiviral tem proteção comprovada que se estende por, no mínimo, 50 lavagens, e devido à sua ação antibacteriana, inibindo odores, dispensa a necessidade de ser lavada a cada uso.
Revestimento antiviral de ônibus
Esse tecido de revestimento, aplicável em bancos, balaústres, cortinas e passadeiras, conta com a tecnologia do fio Amni®️ Virus-Bac OFF, da Rhodia, que possui ação antibacteriana e antiviral permanente, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus e os coronavírus. Esse material, de efeito comprovado por laboratórios, diminui as chances de contaminação cruzada: aquela em que a pessoa infectada coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença. A empresa responsável atua tanto na adaptação de veículos urbanos quanto rodoviários, e na venda dos produtos de maneira avulsa ou em kits.
Acrílico antiviral
Esse acrílico conta com nanotecnologia capaz de eliminar 99% dos vírus. Suas características são próximas às do acrílico convencional, mantendo, assim, seu grau de transparência e permitindo os mesmos processos de beneficiamentos como corte, dobra e moldagem, sem perder sua capacidade antiviral. Durante a fabricação, o material recebe um composto por cobre nanoparticulado, que funciona como um ímã, atraindo o vírus e inativando a ação viral em 30 segundos. São necessários 30 segundos para que o vírus seja desativado e deixe de oferecer perigo a outras pessoas que encostem naquele material.
Antisséptico bucal
O Detox Pro, antisséptico bucal desenvolvido pela Dentalclean, tem eficácia clinicamente comprovada na redução da carga viral do Sars-CoV-2 na boca. Graças à tecnologia PHTALOX® em sua fórmula, o produto ativa o oxigênio molecular e ajuda na eliminação de bactérias e outro vírus na região.
Estojo esterilizador
Por meio de três LEDs Ultravioleta Tipo C, esse estojo esterilizador multiuso elimina até 99,9% de micro-orgnaismos como vírus e bactérias presentes nas superfícies dos mais diversos tipos de objetos que passarem por ele. O item contém um sistema de segurança que evita exposição indesejada à radiação, além de dispor de cabo USB-C que lhe permite ser ligado a carregadores de celular convencionais.
Gel para animais
Um dos produtos desenvolvidos para proteger cães e gatos de estimação em tempos de pandemia é o "álcool gel" para pets Alcat Pata 70, aplicável para higienizar o pelo e as patas desses animais. O material é de uso específico para os bichos e não há problema se o animal o lamber ou cheirar, já que sua fórmula não apresenta a toxicidade do álcool gel comum. Segundo a empresa, o gel é eficaz contra 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o Sars-CoV-2.