Integração

Notícias

Bancos abrem no Carnaval? Veja como será o funcionamento das agências

Febraban divulgou o calendário de expediente das instituições durante o feriado

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o feriado de Carnaval 2024 na segunda-feira (12) e terça-feira (13), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os bancos retomarão seus serviços na Quarta-feira de Cinzas (14), a partir das 12h, com encerramento previsto no horário realizado normalmente por cada agência.

Conforme a Febraban, a decisão segue a Resolução n.º 4.880 do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados como dias úteis para fins de operações bancárias, e isso inclui a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Ainda assim, os clientes podem utilizar os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, explicou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Mesmo assim, os pagamentos podem ser efetuados sem acréscimo no dia útil seguinte, ou seja, na quarta-feira.

A orientação da instituição que representa as agências bancárias é de antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

*Sob supervisão de Pedro Zanatta

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar